segunda-feira, 19 de abril de 2010

O PURGATÒRIO



A partir de hoje estaremos trazendo, para aqueles que nos acompanham, comentários doutrinários sobre diversas religiões. Nossa intenção é fornecer a possibilidade de um debate saudável sobre a Palavra de DEUS.

Começaremos com um comentário a respeito de uma doutrina da Igreja Católica Romana: O Purgatório.
“Todos que morrem na graça e comunhão com Deus, mas ainda imperfeitamente purificados, têm a garantia da salvação eterna; mas após a morte passam por uma purificação, de forma a obter a santidade necessária para entrar no gozo dos céus. A Igreja dá o nome de Purgatório a essa purificação final...” [Catecismo pg 268, parágrafo #1030, 1031]
A Igreja católica prega a existência de um lugar para onde iriam as almas dos seres humanos que não teriam conseguido alcançar a purificação necessária para se chaegar ao Céu. Para isso usam como versículos de apoio a esta proposta os seguintes:E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. (Mt 12:32); Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. (Mt 12:36); Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (ICo 3:15).
Entretanto se de fato considerarmos a existência de um lugar como este, estaremos diminuindo a eficiência do sacrifício de CRISTO JESUS na Cruz do calvário. O que a Palavra de DEUS nos mostra é que DEUS já determinara a única coisa que seria capaz se salvar a humanidade, e a esta fez-la suficiente para tanto. Vejamos o que diz as Sanatas Escrituras:
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rm 8:1); E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.(Jo 8:32,36); Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (Jo 5:24).
A verdade é que está claro para mim a suficiência do sacrifício vicário. Senão vejamos: Porque o SENHOR JESUS declararia a um ladrão que estava sendo crucificado ao seu lado por males cometidos durante sua vida: "... Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lc 23:43). Não seria este ladrão uma pessoa necessitada de passar por uma purificação antes de entar neste Paraíso do qual JESUS falava?
Bem, pra encerrar meu comentário, eu diria que o SENHOR no momento de sua crucificação deixou bem claro que nada mais precisaria ser feito para que o ser humano tivese o direito de acesso as moradas celestiais: "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." (Jo 19:30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário